PIB do Brasil cresce e Itajaí se torna a Maior economia de SC

16 de dezembro de 2023

A divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) por municípios nesta sexta-feira (15) mostrou que Santa Catarina passou a ter duas cidades entre as 25 mais ricas do país. Itajaí ultrapassou Joinville, tornou-se a cidade com a maior geração de riquezas no Estado ao alcançar a cifra de R$ 47 bilhões e, de quebra, chegou à seleta lista dos maiores PIBs do Brasil.

Os números são referentes a 2021 e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados também permitem leituras internas no Estado. O Vale do Itajaí, por exemplo, permaneceu como a região mais rica, com a maior fatia do PIB, ampliando a diferença em relação ao Norte de Santa Catarina, segunda área com mais produção de riquezas no Estado.

Segue o mapa para você acompanhar a variação anual, que esta também no site do IBGE.

Plano Diretor de Gestão e Desenvolvimento Territorial de Itajaí

07 de dezembro de 2023

A Câmara de Vereadores de Itajaí realiza no dia 13 de dezembro, a partir das 19h30, a primeira audiência pública do Plano Diretor. O evento acontece no Plenário Vereador Arno Cugnier e além da participação presencial, o público também poderá assistir ao evento pelas redes sociais e formular perguntas no campo de comentários aos integrantes da mesa de debates.

Serão convidados a participar da audiência associações de moradores, entidades empresariais, representantes técnicos do Município, além dos próprios vereadores.

A promoção de audiências públicas é uma das etapas previstas no cronograma de tramitação do  Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 28/2023, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Plano Diretor de Gestão e Desenvolvimento Territorial de Itajaí. O PLC foi protocolado no Legislativo em 9 de novembro e segue em tramitação até 29 de fevereiro de 2024, data prevista para a segunda votação do projeto.

Também está prevista uma segunda audiência pública, a ser realizada em 7 de fevereiro de 2024, também no plenário da Câmara de Itajaí.

Para conferir todo o cronograma de tramitação do projeto, acesse o Ato do Plenário nº 1/2023, disponível pelo link: https://cutt.ly/1wIIuF57

Além disso, a fim de deixar o processo ainda mais democrático e participativo, a Câmara disponibilizou um e-mail para que a população possa tirar dúvidas e fazer sugestões sobre o tema. O endereço é planodiretor@cvi.sc.gov.br .

"FONTE SITE DA CAMARA DE VEREADORES ITAJAI"

Itajaí é a 4ª cidade do PAIS

07 de dezembro de 2023

Itajaí é a 4ª cidade do país com a maior valorização imobiliária

 

O Município registrou a quarta posição no Brasil em valorização no preço de venda dos imóveis residenciais. Conforme o Índice FipeZAP, Itajaí contabilizou uma variação positiva de 12,71% em 2023 entre as 50 cidades que integram a análise. O Município também manteve a quarta colocação nacional no acumulado dos últimos doze meses, com uma variação de 16,30%.

Em média, a valorização imobiliária dos municípios monitorados pelo FipeZap teve alta de 5,24% nos últimos doze meses, superando a inflação (-4,27%). Além de Itajaí, compõem os primeiros lugares do ranking as cidades de São José/SC (1ª - 17,11%), Itapema/SC (2ª - 15,19%) e Maceió/AL (3ª - 14,09%). Somente em outubro, a valorização do preço dos imóveis residenciais em Itajaí foi de 0,66%.

“Esse levantamento demonstra o aquecimento do mercado imobiliário em Itajaí nos últimos anos. Os investimentos do Poder Público em melhor qualidade de vida, segurança e mobilidade urbana, por exemplo, contribuem para que os imóveis de nossa cidade sejam cada vez mais valorizados”, destaca Thiago Morastoni, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O Município também registrou a sexta posição no comparativo do preço médio de venda de imóveis residenciais no último mês. A listagem levou em consideração o preço médio do m², que em Itajaí foi de R$ 10.431. As informações do índice correspondem à variação mensal do IPCA-15, adotado como uma prévia para inflação ao consumidor medida pelo IPCA (IBGE).